quarta-feira, 22 de abril de 2009

Relato da Marta sobre o encontro de sábado passado!

Oi gente!
Eu no encontro de sábado passado não pude participar – nem avisei, porque estava com medo que o pessoal achasse que não tivesse encontro – já que tive que participar numa festa de casamento de uma amiga da Pris. Pedi para a Marta me substituir e acho que ela desenvolveu o papel muito bem.
Aqui o relato dela!
***
Sábado passado foi ótimo, eramos em oito pessoas, depois no final chegou mais uma. A Alberta seguiu as leituras e nos prestigiou com a presença dela por uma boa parte do tempo.
Algumas passagens fiz em português com sotaque baiano (nordestina! n.d.r.). Todos gostaram. Eu não sei bem os nomes mas tinha a Elena, O casal simpático que viaja sempre, e estão de partida para Nova Yorque, a argentina de cabelo curto e simpática, o vovô amoroso do netinho brasileiro, uma siciliana que pensava que fosse leitura em espanhol mas acompanhou o português, eu, que espero ter sido de ajuda, a Alberta que fez algumas consultas no dicionário, e no final chegou aquela clarinha de cabelo chanel, muito simpática também. Todos leram muito bem e entenderam quase tudo (a biografia sintética de Jorge Amado que tirei do site da Fundação Casa de Jorge Amado - http://www.jorgeamado.org.br/index2.htm - mais a parte inicial da novela Capitães da areia, acho – n.d.r.). Lemos também um texto pos-guerra (1945), aliás uma denúncia e um depoimento onde Jorge Amado diz como ele escreve, que depois te envio. Tinha levado também o livro Tocaia Grande e lemos um pedacinho, passando o livro de mão em mão, pois ainda tinhamos alguns minutos. E esta leitura gerou uma troca de idéias e uma comparação comportamental do Brasil e da sociedade italiana (opa! n.d.r.).
No final agradeci a todos e pedi desculpas por qualquer coisa. Foi legal mas sentimos a tua falta. Aliás você também participou quando nos telefonou, né?
Nao copie o meu testo no blogue, tenho vergonha de não lembrar dos nomes das pessoas, próxima vez escrevo, rsrs, ok? (tarde demais, inclusive é tão bonitinho! n.d.r.).
Para a próxima vez pediram algo mais picante e pensei em poesias eróticas (opa, de novo!!!! n.d.r.), gostaram da idéia, podemos acompanhar com algumas canções também. O que você acha? Acho que com tantas noticias ruins, querem algo mais leve. Para rir e trocar idéias.
A Alberta propôs também que preparassemos algo para o stand da Berio no Suq, uma leitura de poesia ou algo parecido, podemos decidir com o grupo na próxima reunião.
Um abraço
Marta Ribeiro
***
Bom, o que eu acho?
Acho engraçado que no grupo de leitura de espanhol lemos o autor basco Patxi Irurzun, meio picante, e teve alguém que ficou escandalizado, enquanto vocês estão querendo ler poesias eróticas… coisas de brasileiros mesmo, né!!?? rsrsrs
Quanto ao Suq, vamos preparar algo interessante sim, de repente umas poesias eróticas… 8-)
Roberto
P.S.: queria acrescentar que ontem nossa amiga Amina Di Munno me avisou que no dia 28, terça-feira, vai voltar a outra amiga Vera Lúcia de Oliveira, que vai fazer palestra na sala F do Polo Didattico entre 10:00 e 12:00 horas da manhã. Infelizmente, eu não posso ir, porque tenho aula, mas espero que alguém do grupo vai poder participar, viu?!
Roberto

2 comentários:

Grupo de Leitura disse...

Mais um P.S.: a Alberta me avisou deste evento que tem a ver com o sujeito do nosso encontro:
FOYER DEL TEATRO DELLA CORTE, Corte Lambruschini - Genova
L'Associazione culturale "L'incantevole Aprile", venerdì 24 Aprile 2009 alle ore 17 presenta "CREUSE E LADEIRAS" Letture da "Mar Morto" di Jorge Amado; conduce Patrizia De Franceschi; leggono Angela Blondeaux, Dorina Monaco, Lucia Salierno; alla chitarra Federico Dellacasa; canta Sergio Dellacasa.

Anónimo disse...

quero participar de um grupo de leitura on line como faço - adoro ler livros
aparecida